16/06/08

Sindelar - O Homem de Papel - Homenagem

À dias ao ver um programa de televisão fiquei a conhecer a historia deste mito do desporto, fiquei sensibilizado, achei verdadeiramente romântica a sua vida pois elevou a sua modalidade a outro nível e se calhar deu o primeiro passo para aquilo que são hoje os grandes craques do futebol, quando se jogava por pura paixão ele representou para o seu país a liberdade e a independência, morreu por causa disso.

O Austríaco Mthias Sindelar, foi o primeiro futebolista virtuoso, o primeiro romântico do futebol, a primeira vedeta, oriundo de um país que nos dias que correm não tem prestigio no futebol, mas onde no entanto nasceu o mito do jogador maravilha capaz de enfrentar tudo e todos com um golpe de magia ou uma jogada fantástica.


Magrinho, dai a alcunha de Papel, fazia da habilidade a sua arma, era também conhecido pelo Mozart do futebol, possivelmente pelas sinfonias que escrevia com os pés.


Morreu jovem, vitima dos Nazis pois viveu a ocupação da Áustria pela Alemanha e apareceu morto por envenenamento depois de recusar vestir a camisola alemã.

Sem comentários: