03/04/08

EDUCAÇÃO e EDUQUÊS QUE FUTURO?


Sabemos que o sistema de ensino está em crise, principalmente o ensino publico, no entanto, o que parece ser sempre o culpado de tudo é o professor.

A sociedade vai sofrendo mutações a vários níveis, de valores familiares, de tecnologia, de estilos de vida e mesmo da concepção de educar e ensinar. Os grandes teóricos é que estão por trás de tudo isto, e isto não é conversa fiada, eu falo da escolaridade mínima obrigatória dos métodos pedagógicos aplicados nas escolas da legislação etc. etc. Talvez a questão que se pode questionar seja se o que está em causa é o professor que todos os dias se depara com as questões no terreno ou então se as concepções e politicas é que estão erradas?

Mas por favor não nos crucifiquem porque seja qual for a pedagogia mais correcta os alunos não podem ir para a escola já defraudados com a imagem dos professores.

E estão a tratar muito mal a escola a começar pelos debates televisivos que partem sempre do principio que a escola não presta, e a ideia cola, porque em todas as escolas há muita coisa boa. A srª ministra pode ter razão em muita coisa, mas de marketing não percebe nada, pois a escola pública nunca foi tão mal vista como agora, talvez queira contribuir para o ensino privado onde se aprendem exactamente as mesmas coisas mas como é pago as famílias preocupam-se mais e não colocam em causa.

Bom espero não ter caído em algum bacoquismo ou eduquêsismo ou qualquer outro chavão, cá nos vamos aturando uns aos outros.

Sem comentários: