19/11/08

GUERRA NA EDUCAÇÃO


Será que algum dia vai haver estabilidade nas Escolas Portuguesas, todos sabemos que a situação económica do pais não está fácil, mas parece que alguém quer culpar os professores.

Estou de acordo que exista um sistema de avaliação para valorizar quem trabalha nas escolas, mas parece óbvio que este modelo está reprovado, independentemente das cores politicas dos professores parece quase unânime que este modelo é excessivamente burocratizado e coloca em competição avaliadores e avaliados e desvia a atenção dos professores das actividades pedagógicas para exercícios académicos e burocráticos a que todos já fomos submetidos na universidade e no estágio pedagógico em que tínhamos apenas 2 turmas.


Há seis anos que me encontro longe de casa e faço o meu melhor para ensinar os meus alunos, assim como uma grande legião de professores que fazem deslocações enormes para se poderem apresentar na escola todos os dias. Evidentemente que fazemos melhor trabalho em algumas turmas do que em outras, em alguns anos melhores que outros, pois trabalhamos com crianças e adolescentes que todos os dias nos avaliam de "alto a baixo", não é um tipo de trabalho que dê muita margem para dormir em serviço pois os próprios alunos em turmas cada vez maiores não nos perdoam os erros, talvez por isso os professores se sintam tão ofendidos com tudo isto.

Julgo que qualquer gestor de recursos humanos já teria percebido que quando tem os profissionais todos contra si alguma coisa está mal ou então estamos todos loucos, não seria mais fácil começar por algo mais simples e exequível?



Claro que há sempre aspectos a melhorar, mas estou cansado de tudo isto, considero o meu trabalho importante para a sociedade, ajudem os professores e não degradem mais a sua imagem, parece-me que há por ai muita gente traumatizada com o ensino que teve, mas sempre que lerem ou escreverem lembrem-se que foi um professor que ensinou.





Sem comentários: